FEIRA DO LIVRO
Os 8 elementos essenciais de escrever uma proposta de livro vencedor: como fazer um livro publicar

Os 8 elementos essenciais de escrever uma proposta de livro vencedor: como fazer um livro publicar

Os 8 elementos essenciais de escrever uma proposta de livro vencedor: como fazer um livro publicar

O primeiro passo do processo de publicação é captar o interesse de um agente de livros e da editora de livros. Seu objetivo é fazê-los querer publicar seu livro. Você consegue isso com sua proposta de livro. Sua proposta de livro deve identificar sobre o que é o seu livro, quanto tempo é, seu público-alvo, quem você é (credibilidade), etc. Sua proposta de livro bem sucedida deve conter 8 elementos essenciais.
Uma vez que você investiu tempo (e talvez recursos) na escrita do livro de não ficção que você sempre quis escrever, é hora de dar passos para publicar seu livro. O primeiro passo para captar o interesse de um agente de livros e da editora de livros é fazê-los querer publicar seu livro.
Você pode realizar isso com sua proposta de livro. Você quer facilitar para o seu editor de livros identificar, de relance, sobre o que é o seu livro, quanto tempo é, seu público-alvo, quem você é (credibilidade), etc. Sua proposta de livro bem sucedida deve conter os seguintes elementos:

Página do título

Esta é sua capa. O título do livro e o nome do autor estão centrados no meio da página. No canto superior esquerdo, digite Proposta de Livro. No canto inferior direito, digite seu nome, endereço e número de telefone (ou, se você tiver um, o seu agente de livros).

Especificações

Especifique o comprimento aproximado da palavra, o número de capítulos, os tipos de ilustrações ou gráficos a serem incluídos e quaisquer esquemas ou formatos organizacionais exclusivos (por exemplo, seu livro é dividido em seções principais ou você usa barras laterais?)

Mercado

Diga ao editor que vai comprar seu livro, quantas dessas pessoas existem, e por que elas precisam ou vão querer lê-lo. Use estatísticas para dramatizar o tamanho do mercado. Por exemplo, se o seu livro é sobre infertilidade, mencione que um em cada seis casais nos EUA é infértil.

Promoção do Livro

Seu livro de não-ficção é natural para rádio ou Oprah (seja realista)? Pode ser promovido através de seminários ou discursos para associações e clubes? Dê ao editor algumas de suas ideias sobre como o livro pode ser comercializado. (Nota: Frase estes como sugestões, não exigências. O editor estará interessado em suas ideias, mas provavelmente não usará a maioria delas.)

Competição

Aqui você lista livros que se comparam com os seus. Inclua o título, autor, agente editorial, ano de publicação, número de páginas, preço e formato (capa dura, edição de paperback comercial ou paperback de mercado em massa). Descreva cada livro brevemente, apontando fraquezas e áreas em que seu livro é diferente e superior.

Biografia do Autor

Uma breve biografia listando suas credenciais de escrita (livros e artigos publicados), qualificações para escrever sobre o tema do livro (por exemplo, para um livro sobre psicologia popular, ajuda se você é um terapeuta), e sua experiência de mídia (aparições anteriores na TV e no rádio).

Tabela de Conteúdos/Contornos

Um capítulo por capítulo descreve mostrando o conteúdo do seu livro de não-ficção proposto. Muitos editores me dizem que uma tabela detalhada e bem pensada de conteúdo em uma proposta ajuda a influenciá-los em favor de um livro.
Embora uma ideia sólida e uma excelente proposta de livro que inclua todos os 8 elementos essenciais não garantam o sucesso do livro ou mesmo que a editora de livros o aceite, eles, sem dúvida, aumentam a probabilidade de publicar um livro. Se a ideia ou a proposta do livro for fraca, as chances de venda do livro são mínimas para nenhuma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *